Metodologia Wings Natureza e Sociedade
Natureza e Sociedade
Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante que as impele à ação – tocar, provar, pensar, misturar, derramar.
O trabalho com a sala de Natureza e Sociedade propicia experiências que possibilitam uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe as explicações do senso comum e do conhecimento científico.
Ao fazer perguntas, o professor transmite à criança que aprender não é a capacidade de dar respostas decoradas, mas um processo de pensar e experimentar. Acontece a escutativa na qual a criança recebe, processa e transforma a informação. A criança é ativa, em vez de passiva; criativa, em vez de imitativa. O professor ajuda as crianças a entender termos como: observar, explorar, experimentar, analisar, pesquisar e examinar.
A participação em brincadeiras, em suas diferentes formas, a exploração do espaço, o contato com a natureza são experiências necessárias para a busca de resposta, levando-as a imaginar soluções, formular explicações, expressar opiniões e concepções do mundo que as cercam, permitindo que construam conhecimentos mais elaborados.
#BeWings
Invista no futuro de quem você mais ama!
Uma educação de excelência na infância impacta em toda a vida.