loader image
icone_endereco

Rua Benjamin Constant, 1425, Dourados/MS

icone_tel

(67) 3021-4849

icone_email

escola@wingseducacional.com.br

Metodologia Salas Ambiente

Aqui não são os professores que revezam de sala de aula, são os alunos que mudam de ambiente, tornando o aprendizado mais estimulante!

3
icone_ingles2

Inglês

Quanto mais cedo o estudo de línguas estrangeiras começar, maiores serão os benefícios e a capacidade do aprendizado.
icone-metodologia-salas-ambiente_linguagens

Múltiplas Linguagens

Oferecer à criança a oportunidade de se expressar, de permitir a construção diária de novos conhecimentos, bem como a aquisição de novas habilidades.
icone-metodologia-salas-ambiente_xadrez

Xadrez

Ajuda a criança a desenvolver raciocínio e criar relações sociais saudáveis. Nesse aprendizado a criança engloba criatividade, autoestima e respeito ao outro.
icone-metodologia-salas-ambiente_alfabetizacao

Alfabetização e Letramento

O letramento surge antes da alfabetização, permitindo à criança a apropriação do sistema alfabético ortográfico de forma significativa.
icone-metodologia-salas-ambiente_psicomotricidade

Psicomotricidade

É uma prática pedagógica e psicológica que usa a educação física para auxiliar o desenvolvimento global da criança.
icone-metodologia-salas-ambiente_matematica

Relações Matemáticas

A matemática é uma necessidade imperativa para o desenvolvimento do pensamento e sua importância na primeira infância é ímpar.
icone-metodologia-salas-ambiente_natureza

Natureza e Sociedade

Experiências que possibilitam uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural.

A base da proposta pedagógica da Escola Wings é ter ambientes aonde consideramos que os estímulos sejam qualificados, sem antecipar processos. Um ambiente onde o currículo seja a própria vida em desenvolvimentos, onde os alunos vivenciam as aulas de forma lúdica e reflexiva.

A educação em ambientes que estimulam as múltiplas inteligências da criança

O desenvolvimento do trabalho nesses ambientes concebe uma especialização das salas de acordo com as áreas de conhecimento que sediarão. A ideia é fazer o aluno interagir com uma maior diversidade de recursos e materiais pedagógicos e ter mais condições de estimular suas diversas habilidades.

Ao invés de os professores se revezarem na sala de aula, são os alunos que mudam de sala.

Para o professor, ter sua sala “equipada”, facilita o acesso aos materiais didáticos específicos de cada área, proporcionando a dinamização da aula para a aquisição do conhecimento.

Para as crianças da Educação Infantil, é um grande avanço. Ainda mais porque, na aula seguinte, há sempre alguma atividade nova e motivadora a espera delas.

O que nós observamos muito na criança de hoje é a falta de concentração, porque o mundo dela é o da pressa, do imediato, é o mundo virtual, e aqui nós a levamos de volta a concentração, ao concreto.

Mas o ideal mesmo é aproveitar as “janelas de aprendizado” – períodos em que o cérebro humano está mais predisposto a aprender. E a infância é o mais fecundo desses períodos.

Pode não parecer, mas é nas atividades lúdicas da infância que desenvolvemos os sentidos de espaço, equilíbrio, lateralidade, coordenação motora ampla e coordenação motora fina. Se isso se desenvolve bem, a facilidade de a criança escrever e se concentrar, é outra.

A imaginação é tudo. Se a criança tem imaginação instigada, ela tem a Inteligência aflorada, a capacidade de memorização e de concentração melhoram.

As crianças estudam em salas ambiente, que são espaços concebidos para elas “vivenciarem” as aulas e aprenderem, utilizando suas diversas formas de inteligência, que são estimuladas em atividades lúdicas. A criança observa, testa, faz, refaz, compartilha e brinca com os conteúdos propostos.

Nas salas ambiente a criança tem a sua disposição tudo o que precisa para entender o que a professora está ensinando de forma concreta, sendo estimulada a processar as informações que recebe na prática. Assim, sua aprendizagem é potencializada.

O ensino baseado nas salas ambiente tem sustentação na competência dos professores e em conceitos que agregam contribuições da neurociência ao ensino.

Sabemos que o professor tem que ter uma boa bagagem de conhecimentos, visão global de todas as ciências, mas no momento de ensinar, temos que dar a chance de o professor focar em uma determinada disciplina e explorar as diversas possibilidades de aprendizagem da mesma.

As salas ambiente são organizadas por área de conhecimento, lugar de diálogo e de construção de um objeto de conhecimento que se quer partilhar, pois exige disposição para tal.

É o lugar das teorias dos distintos campos disciplinares a serviço da produção do novo, com fluxo permanente, movimento ininterrupto, atuante que cria e transforma.

É prioritário a capacitação continuada dos docentes para alcançarmos o que propõe as salas ambiente com êxito.

O planejamento é integrado, multidisciplinar, em busca de um objetivo final sob diversos olhares das diferentes áreas de conhecimento.

A matemática e a língua portuguesa são essenciais e merecem um trabalho diferenciado, pois se as crianças tiverem o raciocínio desenvolvido para a matemática e a língua portuguesa, as competências, nas outras disciplinas, se desenvolvem naturalmente.

Na Wings você irá encontrar:

Mobiliário com beleza e qualidade, ergonomicamente adequado às faixas etárias.

Playground

Fazendinha

Salas projetadas para  interagirem com ambiente  externo

Mini cidade

Equipamentos e brinquedos para o
desenvolvimento psicomotor

As paredes aguardam o  colorido dos trabalhos e  imagens das crianças que  revelam experiências,  processos e histórias  vividas

Quadra esportiva

Paredes para riscantes

Castelo dos livros (Biblio Wings)

Espaço da Branca de Neve

Espaço do Bosque João e maria

Acervo riquíssimo de material didático pedagógico.

Tanque de areia

Espaço dos Três Porquinhos

Espaços estruturalmente planejados

Planejar um ambiente para torná-lo educativo depende da qualidade das relações com o mundo material (objetos e mobiliário) e as concepções pedagógicas ali estruturadas, possibilitando à criança um tempo e um espaço para construir e realizar seus objetivos.

Uma proposta pedagógica bem elaborada pressupõe um espaço físico adequado para a sua implementação, além da qualidade de materiais, também importantes as condições de higiene, salubridade, segurança, acesso e localização das instalações.

Os mobiliários devem permitir as modificações dos espaços conforme as necessidades da criança e do professor. Os espaços facilitam as descobertas e incentivam a autonomia das crianças, proporcionando um ambiente acolhedor e desafiador que dê a elas a oportunidade de fazer suas escolhas, sendo facilitadores da aprendizagem, criando possibilidades de expressar-se através de diferentes linguagens.

A teoria de Piaget mostra que o sujeito inativo e submisso não é “ator” e, nesse caso, a estimulação de um professor por si não produz muito. Além disso, mostra que a herança genética tampouco é transformadora sem a ação do próprio indivíduo.

Não há como negar que o indivíduo deve atuar como sujeito de seu conhecimento. Na Escola Wings a organização dos espaços foram preparados para garantir a inserção das crianças em um ambiente motivador, acolhedor e muito lúdico para a criança construir a sua autonomia, sua identidade e o seu próprio conhecimento. Os espaços são planejados para que sejam utilizados como fonte de experiência e aprendizado, colaborando com o professor na sua interação com a criança.

Criamos ambientes onde a criança possa realizar pesquisas por meio de brincadeiras, elevar sua curiosidade ao ponto mais alto e vivenciar experiências significativas nas diferentes linguagens humanas.

Os espaços da Escola Wings “ se comunicam” e são repletos de possibilidades de aprendizado e, principalmente, de profundo respeito à infância.

#BeWings

Invista no futuro de quem você mais ama!

Uma educação de excelência na infância impacta em toda a vida.