Metodologia Salas Ambiente
Aqui não são os professores que revezam de sala de aula, são os alunos que mudam de ambiente, tornando o aprendizado mais estimulante!
Inglês
Múltiplas Linguagens
Xadrez
Alfabetização e Letramento
Psicomotricidade
Relações Matemáticas
Natureza e Sociedade
A base da proposta pedagógica da Escola Wings é ter ambientes aonde consideramos que os estímulos sejam qualificados, sem antecipar processos. Um ambiente onde o currículo seja a própria vida em desenvolvimentos, onde os alunos vivenciam as aulas de forma lúdica e reflexiva.
A educação em ambientes que estimulam as múltiplas inteligências da criança
Ao invés de os professores se revezarem na sala de aula, são os alunos que mudam de sala.
Para o professor, ter sua sala “equipada”, facilita o acesso aos materiais didáticos específicos de cada área, proporcionando a dinamização da aula para a aquisição do conhecimento.
Para as crianças da Educação Infantil, é um grande avanço. Ainda mais porque, na aula seguinte, há sempre alguma atividade nova e motivadora a espera delas.
O que nós observamos muito na criança de hoje é a falta de concentração, porque o mundo dela é o da pressa, do imediato, é o mundo virtual, e aqui nós a levamos de volta a concentração, ao concreto.
Mas o ideal mesmo é aproveitar as “janelas de aprendizado” – períodos em que o cérebro humano está mais predisposto a aprender. E a infância é o mais fecundo desses períodos.
Pode não parecer, mas é nas atividades lúdicas da infância que desenvolvemos os sentidos de espaço, equilíbrio, lateralidade, coordenação motora ampla e coordenação motora fina. Se isso se desenvolve bem, a facilidade de a criança escrever e se concentrar, é outra.
A imaginação é tudo. Se a criança tem imaginação instigada, ela tem a Inteligência aflorada, a capacidade de memorização e de concentração melhoram.
Nas salas ambiente a criança tem a sua disposição tudo o que precisa para entender o que a professora está ensinando de forma concreta, sendo estimulada a processar as informações que recebe na prática. Assim, sua aprendizagem é potencializada.
O ensino baseado nas salas ambiente tem sustentação na competência dos professores e em conceitos que agregam contribuições da neurociência ao ensino.
Sabemos que o professor tem que ter uma boa bagagem de conhecimentos, visão global de todas as ciências, mas no momento de ensinar, temos que dar a chance de o professor focar em uma determinada disciplina e explorar as diversas possibilidades de aprendizagem da mesma.
As salas ambiente são organizadas por área de conhecimento, lugar de diálogo e de construção de um objeto de conhecimento que se quer partilhar, pois exige disposição para tal.
É o lugar das teorias dos distintos campos disciplinares a serviço da produção do novo, com fluxo permanente, movimento ininterrupto, atuante que cria e transforma.
É prioritário a capacitação continuada dos docentes para alcançarmos o que propõe as salas ambiente com êxito.
O planejamento é integrado, multidisciplinar, em busca de um objetivo final sob diversos olhares das diferentes áreas de conhecimento.
A matemática e a língua portuguesa são essenciais e merecem um trabalho diferenciado, pois se as crianças tiverem o raciocínio desenvolvido para a matemática e a língua portuguesa, as competências, nas outras disciplinas, se desenvolvem naturalmente.
Na Wings você irá encontrar:
Mobiliário com beleza e qualidade, ergonomicamente adequado às faixas etárias.
Playground
Fazendinha
Salas projetadas para interagirem com ambiente externo
Mini cidade
Equipamentos e brinquedos para o
desenvolvimento psicomotor
As paredes aguardam o colorido dos trabalhos e imagens das crianças que revelam experiências, processos e histórias vividas
Quadra esportiva
Paredes para riscantes
Castelo dos livros (Biblio Wings)
Espaço da Branca de Neve
Espaço do Bosque João e maria
Acervo riquíssimo de material didático pedagógico.
Tanque de areia
Espaço dos Três Porquinhos
Espaços estruturalmente planejados
Planejar um ambiente para torná-lo educativo depende da qualidade das relações com o mundo material (objetos e mobiliário) e as concepções pedagógicas ali estruturadas, possibilitando à criança um tempo e um espaço para construir e realizar seus objetivos.
Uma proposta pedagógica bem elaborada pressupõe um espaço físico adequado para a sua implementação, além da qualidade de materiais, também importantes as condições de higiene, salubridade, segurança, acesso e localização das instalações.
Os mobiliários devem permitir as modificações dos espaços conforme as necessidades da criança e do professor. Os espaços facilitam as descobertas e incentivam a autonomia das crianças, proporcionando um ambiente acolhedor e desafiador que dê a elas a oportunidade de fazer suas escolhas, sendo facilitadores da aprendizagem, criando possibilidades de expressar-se através de diferentes linguagens.
A teoria de Piaget mostra que o sujeito inativo e submisso não é “ator” e, nesse caso, a estimulação de um professor por si não produz muito. Além disso, mostra que a herança genética tampouco é transformadora sem a ação do próprio indivíduo.
Não há como negar que o indivíduo deve atuar como sujeito de seu conhecimento. Na Escola Wings a organização dos espaços foram preparados para garantir a inserção das crianças em um ambiente motivador, acolhedor e muito lúdico para a criança construir a sua autonomia, sua identidade e o seu próprio conhecimento. Os espaços são planejados para que sejam utilizados como fonte de experiência e aprendizado, colaborando com o professor na sua interação com a criança.
Criamos ambientes onde a criança possa realizar pesquisas por meio de brincadeiras, elevar sua curiosidade ao ponto mais alto e vivenciar experiências significativas nas diferentes linguagens humanas.
Os espaços da Escola Wings “ se comunicam” e são repletos de possibilidades de aprendizado e, principalmente, de profundo respeito à infância.
#BeWings
Invista no futuro de quem você mais ama!
Uma educação de excelência na infância impacta em toda a vida.