loader image
icone_endereco

Av. Dom Redovino, 1255, Dourados/MS

icone_tel

(67) 99850-9903

icone_email

escola@wingseducacional.com.br

Metodologia Wings E Alfabetização e Letramento

icone-metodologia-salas-ambiente_alfabetizacao

Alfabetização e Letramento

A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita. Com certeza, as crianças se beneficiam se forem estimuladas e introduzidas no mundo das letras desde bebezinho. O universo ao seu redor se faz por sons e “letras”.

Mais do que apresentar para os alunos as letras e suas relações com os sons, as palavras e frases é necessário que a criança perceba as diversas finalidades da leitura e da escrita.

Enquanto a alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, o letramento se preocupa com a função social do ler e do escrever.

Dessa forma, alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem desenvolvidas concomitantemente nas classes de alfabetização.

A aprendizagem da linguagem oral e escrita é fundamental importância para as crianças. O letramento é cultural, por isso muitas crianças já vão para a escola com o conhecimento obtido de maneira informal, absorvido no cotidiano, deixando assim o aprendizado baseado na contextualização e não mais um aprendizado automático e repetitivo.

Ressaltamos que a escrita apresentada antes do momento correto não poderá ser considerada como uma ferramenta útil para a criança expressar. É fundamental que a criança apresente a necessidade de adquiri-la, sem imposições externas. Deve ser integrada à sala de aula como outro aspecto da vida, e não margem dela. Por isso, na sala de alfabetização e letramento são oferecidas experiências estimulantes em um ambiente afetivamente positivo que favorecem a participação, sugerem hipóteses, interpretações e motivam o desejo de tirar competências do que se leu. Elas recebem informações sobre a escrita, quando brincam com sons das palavras, reconhecendo semelhanças e diferenças entre os termos, quando manuseiam diferentes tipos de materiais escritos, como revista, livros e gibis, em momentos em que o professor lê textos para os alunos e/ou escreve os textos produzidos oralmente. Com essa familiaridade com o mundo dos textos proporcionamos uma maior interação na sociedade letrada. Colhendo saltos importantes na estrutura cognitiva da criança e estimulando sua participação ativa no processo educacional, contribuindo para sua futura formação leitora, além de auxiliá-la na alfabetização e visão do mundo.

#BeWings

Invista no futuro de quem você mais ama!

Uma educação de excelência na infância impacta em toda a vida.